03/10/2019 às 22:47 Gestantes

Dor na relação sexual Pós-Parto??

1112
2min de leitura

É uma queixa bastante comum para as mulheres no Pós-parto. Mas atenção: não necessariamente pós parto normal, mas também após uma cesariana. 

Quer entender por quê?

Você já ouviu falar de Assoalho Pélvico? São músculos presentes na região inferior da bacia. São os nossos músculos íntimos! Eles tem importantes funções no corpo da gestante: 

Sustentar o peso do bebê; Manter a continência, ou seja, capacidade de controlar a saída da urina e das fezes; Função sexual: Isto porque envolve o canal vaginal e ainda tem “ligações” com o clitóris.

Bom... mas, na gravidez, o assoalho pélvico é sobrecarregado pelo peso do bebê e por hormônios que deixam esses músculos mais “flácidos”. 

Imagine você, depois de um dia cansativo de trabalho... como você se sente? Com regiões do corpo doloridas e tensas, né? Pois é, assim o assoalho pélvico pode responder a sobrecarga da gravidez... com tensão, fraqueza e pontos dolorosos.

Tá, mas a gravidez é um assunto para outro momento... vamos falar do pós parto. Esse é o período que:

A amamentação causa ressecamento vaginal; A mulher, geralmente está cansada e com privação de sono.

Como se não bastasse, tanto o parto normal, quanto a cesárea, vão causar algumas consequências no assoalho pélvico (que já não andava tão bem durante a gestação, não é?).

Vamos lá! Entender o que acontece para saber buscar ajuda, caso isso ocorra:

Parto Normal: Lesões ou a necessidade de um procedimento chamado Episiotomia (é um cortezinho na entrada do canal vaginal) geram uma cicatriz supersensível. Assim, na penetração, (além do ressecamento e baixa libido) a mulher poderá sentir dor, e, consequentemente, tencionar o assoalho pélvico. 

Na próxima relação, o medo da dor fará com que a mulher tencione mais... e mais... e mais... logo instala-se um ciclo vicioso de dor e tensão! Isso pode acontecer, mas NÃO DEVE SER TOLERADO e nem considerado normal! Caso contrário, esse ciclo de dor e tensão só aumentará.

Cesárea: Essa é uma cirurgia onde várias camadas musculares do abdômen são cortadas. Acontece que a cicatriz da cesárea gera rigidez do corpo todo da mulher, ou seja, ela fica toda “travada” e com uma postura “encurvada”. Da mesma forma, a região íntima também é mantida com leve contração (sem que a mulher se dê conta disto). Essa tensão constante gera desconforto no momento da relação e... a mulher tensiona o canal vaginal por medo da dor.

Assim, nos dois casos, um ciclo de TENSÃO - DOR - TENSÃO vai se repetindo a cada relação sexual.

Muitas mulheres mantém este desconforto pela vida toda, acreditando ser normal...

Compartilhe esta informação com gestantes e mulheres que possuem filhos... muitas podem estar precisando de apoio e não sabem.

Lembrem-se:

Dor na relação sexual NUNCA É NORMAL!

DAYSE ANDRADE

Fisioterapeuta (Crefito 159175F)

Especialista em Fisioterapia Pélvica

03 Out 2019

Dor na relação sexual Pós-Parto??

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dor Dor na Relação Sexual Dor na relação sexual pós-parto Parto pós-parto

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp